5 cuidados ao fazer uma tatuagem

A tatuagem deixou os preconceitos e passou a ser uma parte muito importante da nossa cultura, fazendo parte do corpo de todos aqueles que têm o desejo de se expressar com esta forma poderosa e ancestral de arte.

A tatuagem como a conhecemos foi registrada pela primeira vez na polinésia, onde os nativos marcavam suas peles com tinta como sinal de coragem e de quem eram dentro da sociedade e do que desejavam a si mesmos, quase como mágica.

Hoje em dia, grandes artistas se dedicam a arte da tatuagem feminina, desenhando padrões e desenhos cada vez mais complexos na pele das pessoas. É muito importante, porém, que alguns cuidados sejam desenvolvidos ao fazer suas tatuagens, para evitar rejeição, lesões e irritações na pele, além de manter a tatuagem sem desbotar ou desenvolver nenhum tipo de complicação maior.

Vamos dar 5 dicas de como manter sua tatuagem bonita, até mesmo tatuagens delicadas e seu corpo saudável no período de recuperação da tatuagem.

1 Curativo
O curativo é fundamental para a recuperação da área tatuada, pois o processo de tatuagem desenvolve uma pequena inflamação no lugar, caracterizada por vermelhidão, aumento da temperatura local e um pouco de coceiras às vezes, muitas vezes encontrado em tatuagens escritas. É fundamental não coçar e manter a área limpa e desinfetada, passando também pomadas com ácido dexpantenol, que ajudam a recuperar a pele da área lesada. Geralmente este curativo é feito com filme plástico, o que se torna nem confortável no verão ou em temperaturas muito altas, especialmente para pessoas calorentas.

2 Limpeza e cuidados com o sol
A tatuagem também deve ser lavada de forma diferenciada, além do banho comum, que deve ser tomado, tomando apenas o cuidado de não esfregar demais a tatuagem com algo muito áspero (como esponjas naturais, por exemplo) sob o risco de causar irritação na pele. Além disso, lave a área da tatuagem separadamente, com sabonete ou sabão neutro, especialmente quando estiver com coceira (á água fria ajuda a diminuir a sensação de desconforto causada pela pequena inflamação no local). Além disso, usar um bom filtro solar (fato 40 ao menos) para evitar qualquer tipo de desbotamento por culpa de sol.

3 Mantenha a pele hidratada
Evite deixar a pele ressecada, podendo passar, além da pomada, um pouco de hidratante na área. Evite também saunas e o excesso de sol direto na área da tatuagem, que vão ressecar a pele e acelerar o processo de “casca” que se cria na área da tatuagem, com o objetivo de ajudar a proteger a pele de possíveis infecções. Outro detalhe fundamental é evitar mexer nas cascas de machucado, pois isto pode causar pequenas falhas na tinha.

4 Alimentos
Existe muita mística em relação a alimentos gordurosos, como carne de porco e chocolates em relação à tatuagem. Apesar de não ser comprovado cientificamente, muitos dizem que algumas pessoas apresentam disfunções com estes tipo de alimentos devido ao estado de inflamação da pele. É recomendável prevenir, já que isto é melhor que ter de refazer a tatuagem.

5 Exercícios
Podem ser feitos normalmente, embora existam pequenas restrições óbvias em relação a eles. Esportes de muito contato devem ser evitados na primeira semana, e qualquer tipo de vestuário que friccione diretamente a área tatuada.

Seguindo estas dicas e contratando um bom tatuador, é certeza que sua tatuagem ficará fantástica!