CPF com nome Sujo, o que você é impedido de fazer nesta situação?

Quem nunca passou por uma situação inesperada e com isso acabou por se “enrolar” financeiramente? Todos sabemos que a situação econômica do país não esta das mais favoráveis, e por isso tem ficado cada vez mais fácil, infelizmente, que algumas pessoas entrem para o quadro de inadimplência, o conhecido também como “nome sujo”.  Com isso surgem várias duvidas referentes ao que podemos fazer, e o que não podemos fazer quando estamos com o nome negativado.

Como esta é uma situação que pode acontecer com qualquer pessoa, devido a uma série de dificuldades relacionadas a imprevistos financeiros, vamos dar algumas dicas do que pode ou não acontecer com a sua vida e a sua carreira devido à negativação do seu nome nos órgãos de proteção ao crédito.

O que pode acontecer ou não enquanto você tem seu CPF negativado

Sabemos que um dos maiores objetivos quando se está com o nome sujo é tentar quitar a divida o mais rápido possível, então não se deixe desesperar, o seu emprego está seguro. Ao contrario do que muitas pessoas pensam, uma empresa não pode demitir um funcionário por este estar com o nome sujo. Legalmente a empresa não conta com nenhum respaldo para isso, sendo assim, essa é uma pratica abusiva, que caso ocorra com você, entre em contato com um advogado trabalhista ou com o seu sindicato.

Porém, legalmente uma empresa não é impedida de consultar o CPF de algum candidato a uma vaga, e sendo sim, ter o nome sujo pode tornar difícil para uma pessoa que tem o nome negativado conseguir um novo emprego.  Isso é muito discutido no meio legal, pois, se a pessoa em questão não consegue arrumar um emprego, será muito difícil que ela consiga pagar a sua divida e limpar o nome. Veja também: Consultar o CPF na Receita.

O mesmo acontece com concursos públicos, se você estiver com o nome sujo, sua participação pode ser dificultada por isso. Alguns concursos liberam no edital se é preciso ou não estar com o nome limpo. E nesse caso, mesmo que você passe na prova, caso seu nome esteja sujo, você pode ser impedido de assumir a vaga.

Em compensação, ao contrario do que algumas pessoas acreditam, alguém com o nome sujo pode sim tirar passaporte e visto para outros países.  É ilegal impedir a locomoção de alguém devido a suas dividas, uma pessoa só pode ser impedida de seu direito de ir e vir por meio de uma ordem judicial, como informa o Serasa.

Outra boa noticia é que esta cada vez mais fácil para conseguir voltar a ter o nome limpo, como no programa oferecido pelo Serasa: Feirão Limpa Nome, que auxilia pessoas com o nome sujo com conselhos e dicas para fazer sempre o melhor acordo possível para a quitação de suas duvidas. Uma boa dica é, antes de sair de casa, sente com calma e analise suas finanças, verifique o quanto você pode pagar por mês, caso procure um parcelamento da divida, faça isso com atenção para que assim possa limpar o seu nome sem maiores problemas.